Mercedes AMG G63 6x6 fez escola

O Mercedes Classe G é uma referência no mundo dos veículos de todo-o-terreno, mas o G63 AMG 6x6 talvez seja o modelo mais radical, pensado para uma utilização fora de estrada. É um exagero sobre seis rodas e todas elas têm tracção…

O deserto é fascinante e partir à conquista das cordilheiras de dunas, é um desafio que quem já experimentou não é capaz de explicar. Este é o habitat natural de uma pick up desenvolvida com base no Classe G da Mercedes, podendo utilizar um motor V8 de 5,5 litros de cilindrada que, graças a dois turbos, garante 544 cv de potencia ou um V12 de 6.0 litros e 630 cv.



Os 544 cv de potencia do G63 são impressionantes, mas não podemos esquecer que este monstro tem cerca de seis metros de

comprimento e pesa 3,7 toneladas. Mesmo assim, é capaz de passar de 0 a 100 km/h em 7,0 segundos e só não vai além dos 160 km/h porque está limitado a essa velocidade.

Equipado com uma caixa automática 7 GTRONIC, conta com cinco diferenciais, que permitem bloquear completamente cada uma das seis rodas, caso percam aderência, um triunfo para quem procura grandes desafios longe do asfalto.

Foi criado a pensar no mercado do Médio Oriente onde há clientes que podem comprar um veículo deste tipo e desfrutar das dunas do deserto, um verdadeiro parque de diversões para quem se pode dar ao luxo de ter um todo-o-terreno com estas características. Por isso a AMG aponta para uma produção reduzida, que não deve ultrapassar as duas ou três dezenas de unidades anuais.

VelociRaptor 6x6. Inspirada no Mercedes AMG G63 6x6, a Hennessey desenvolveu uma versão semelhante com base na Pick Up Ford F-150 Raptor. O eixo dianteiro manteve o diferencial Torsen (de origem) mas os traseiros podem sem bloqueados. A suspensão foi desenvolvida em colaboração com o fabricante de amortecedores Fox e foram adoptados travões Brembo. As jantes de 20 polegadas marcam a diferença e as alterações na carroçaria afirmam um estilo mais radical.



O motor 3.5 Ecoboost biturbo pode oferecer 450 ou 600 cv. Tudo depende da regulação da pressão de sobrealimentação, da alteração do intercooler e da reprogramação do módulo electrónico de gestão.

O aspecto é radical. Mas, por muito que custe aos americanos há um mundo de diferenças entre o Mercedes AMG G63 6x6 e o VelociRaptor 6x6, que pode ser visto como uma aproximação "light" ao conceito alemão.

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